O filme Meu Pé Esquerdo foi dirigido pelo irlandês Jim Sheridan e seu roteiro foi baseado na autobiografia de Christy Brown, também baseado em fatos reais traz uma lição de vida para os que disistem facilmente.
O personagem principal do filme supera o preconceito e consegue atingir suas metas, vai em busca de conhecimentos para desenvolver a linguagem oral e escrita, com o auxílio de irmãos e mãe ele vence mais uma etapa. " Ser alfabetizado ". Ultrapassando as barreiras do caminho, foi capaz de se autosustentar, levando as pessoas a acreditarem em seu potencial, mostrando que os limites que a vida nos impõe não é motivo para ficarmos prostrados a beira do caminho.
Diante dos problemas que o personagem enfrentara estava presente também as dificuldades financeiras, mas o otimismo e a persistência da mãe o ajuda a vencer mais uma dificuldade, a compra de cadeira de rodas o auxilia em sua locomoção. Seu pai com seu jeito autoritário, julgava-o como sendo um problema na família, mais um motivo para um deficiente desistir, enquanto a mãe procurava inseri-lo na sociedade o pai o excluía.
Sabemos que as coisas não estão tão fáceis, principalmente para os que são deficientes, mas o filme traz um exemplo de superação, pois mostra que as dificuldades não são motivos para se isolar e sim para lutar.
Portanto a deficiência de alguém não é sinônimo de incapacidade pois, um portador de necessidades especiais possui a mesma competência de um indivíduo que se diz normal, é verdade que ele executará suas atividades lentamente, mas com certeza, dará conta do recado.