Henri Wallon foi um pesquisador que estudou a criança contextualizada. Ou seja, ele se preocupou em estudar não só o corpo, mas também a mente da criança. Dividindo o desenvolvimento infantil em 5 fases como:
Impulsivo Emocional
Sensório Motor
Personalismo
Categorial
Predominância Funcional
O impulsivo emocional: inicia desde a vida intrauterina e vai até os 9 meses.
O sensório- motor e projetivo: vai desde os 9 meses até 3 anos.
Personalismos: compreende as idades de 3 a 6 anos.
Categorial: vai dos 6 aos 11 anos.
Predominância funcional: vai dos 11 anos até a fase adulta.
Compreender como um ser humano se desenvolve é fundamental para estruturarmos e ajudá-lo a formar seus valores e sua personalidade, sendo assim, ele conseguirá inseri-se dentro da sociedade, sabendo fazer suas escolhas e buscano técnicas para    lidar também com os conflitos existentes no decorrer de sua vida.
Todo educador ou adulto deveria aprofundar seus conhecimentos sobre o desenvolvimento infantil. Só assim, teria respaldo necessário para  lidar com as dificuldades existentes em sala de aula em relação ao processo ensino aprendizagem. Pois detectar o problema apenas, não adianta. O necessário será detectá-lo e solucioná-lo procurando formas para intervir.
Esse conhecimento eu devo a orientadora do curso universitário de Lincenciatura Plena em Pedagogia . " Elindinalva Cardoso "
Obrigada Professora! Pela oportunidade de explorar mais um autor magnífico e pelo conhecimento adquirido com facilidade, pois também foi repassado a mim com bastante segurança.

Quer saber mais? Assista o vídeo a seguir. Criado por Silvana Alves.
O sucesso desse vídeo não dependeu de mim apenas, mas sim de minha amabilíssima família: esposo  José Carlos Alves e filhos
Lucas Henrique e Paulo Júnior

0 comentários:

Postar um comentário