Segundo Joseph Renzulli " Os comportamentos dos superdotados são resultados de um conjunto de traços que é caracterizado por três anéis da superdotação". Habilidades acima da média, Comprometimento com a tarefa e Criatividade.
Habilidade acima da média: consiste na capacidade que o indivíduo tem de processar as informções.
Comprometimento com a tarefa : esse envolve a motivação que o indivíduo apresenta ao executar determinada tarefa.
Criatividade: é utilizada como atributo da pessoa talentosa, ela envolve a originalidade de pensamento, aptidões e talentos para elaborar e realizar projetos.
Nem sempre o indivíduo apresenta esses três anéis igualmente, mas se forem dadas oportunidades ele desenvolverá seu potencial amplamente.
Nós educadores devemos ter o cuidado ao observar os comportamentos de nossos educandos para não taxá-los como portadores de outras deficiências, pois as vezes os comportamentos dos suprdotados se igualam ao dos hiperativistas, por ele não consegui ficar muito tempo sem executar alguma tarefa.
Sendo assim, as atividades dos Superdotados devem ser bem planejadas e diferentes dos demais educandos, pois o educador precisa mantê-lo ocupado.
Devemos realizar tarefas complexas do nível do superdotado para que ele sinta-se motivado em está na sala de aula, dessa forma além de mantê-los ocupados ele receberá incentivo e motivação para está inserido na mesma.
Portanto incluir não implica dizer que a escola estará aberta para receber o educando excepcional e sim oferecer condições para que ele mostre seu potencial, pois o excepconal não precisa provar de que é capaz e sim precisa de respaldo para desnvolver suas habilidades.
Reflexão " A Superdotação não é patologia, mas sim Deficiência" Portanto nós educadores devemos nos policiarmos diante das observações em relação ao comportamento de nossos educandos.
Lembrando que o papel do educador é obesrvar e listar os comportamentos dos educandos que apresentam estes traços, o diagnóstico deve ser dado por um especialista na área, como o Psicólogo, por exemplo.
Espero que meus argumentos e estudos venham contribuir para seu crescimento cognitivo.
Autora: Silvana Alves
1 comentários:
CARA SILVANA, VENHO RESPEITOSAMENTE LHE INFORMAR QUE SUPERDOTAÇÃO NUNCA FOI E NÃO É DEFICIÊNCIA e não usamos o termo diagnóstico, o aluno passa por várias avaliações psicológicas, pedagógicas e em sua área de interesse (s).Só para contribuir. Vânia Franz Especialista na Educação especial e professora de Oficina de Artes para alunos com indicadores de superdotação.
Postar um comentário