De acordo com alguns autores de literatura é fundamental adotar o conto nas séries iniciais, pois através do conto a crinça aprende a ouvir o outro e a falar na hora correta. Um conto bem selecionado e contado possibilita prazer e ouvir o outro é essecial para resolver conflitos. Durante a tragetória da vida de uma crinça muitos fatos acontecerão e esta deverá está apta a lidar com os problemas, as perdas, a dor, o medo e a solidão.
O mundo infantil se concretiza em imaginações" Faz de conta". Pois é, o faz de conta flui na vida da criança através dos contos. Cada conto tem um objetivo, ninguém escreve nada por acaso, cada autor ao escrever se fundamenta em algo real que lhe ocorrera e na maioria das vezes os textos infantis têm uma grande relação com o momento de cada criança.
O indivíduo já nasce com seu caráter, mas a personalidade ele vai formando através das experiências e cada educador deve ser cauteloso ao trabalahar com séries iniciais, pois é nessa ocasião que a criança procura imitar o adulto e formar a sua própria personalidade.
Segundo Cecília Meireles em seu poema " A pombinha na mata"
Três meninos na mata ouviram uma pombinha gemer.
" Eu acho que ela está com fome disse" disse o primeiro, " e não tem nada pra comer '
Três pombinhas na mata ouviram uma pombinha carpir. " Eu acho que ficou presa " disse o segundo, " e não sabe como fugir." Três meninos na mata ouviram uma pombinha gemer. " Eu acho que está com saudades e com certeza vai morrer.
A autora deixa implícita a ideia de que as crianças estavam preocupadas com o outro independente de espécie pois era apenas uma ave. Esse poema é riquíssimo e deve ser trabalhado em todas sa fases do desnvolvimento humano.