O disléxico necessita de um atendimento diferenciado, após o diagnóstico da DISLEXIA, dado por uma equipe multisisciplinar, composta por profissionais como psicólogos, psipedagogos, fonoaudiólogo, neurologistas e oftalmologistas. O educador deve ser sensível, adaptar o conteúdo de acordo com o nível dos disléxicos, compreender que os alunos com dislexia têm facilidade de distrai-se. Vale ressaltar que o professor não deve se preocupar com o tempo e optar pela prova oral, pois os disléxicos assimilam a oralidade com mais facilidade. De acordo com Teles (2004 apud PRADO & ALIOTO, p. 4)

[...] para aprender a ler é necessário ter uma boa consciência fonológica, isto e´, o conhecimento cinsciente de que a linguagem é formada por palavras, as palavras por sílábas, e as sílabas por fonemas e que os caracteres do alfabeto representam esses fonemas.

Sendo assim, o aluno disléxico tem dificuldade para ler e escrever porque não atingiu o processo da construção de Consciência Fonológica. A Consciência Fonológica é a capacidade que o indivíduo tem de identificar o grafema do fonema, ou seja, ele distingui som da letra.
Existem atividades que facilitam a aprendizagem do aluno que tem dislexia, vejamos a seguir:

As atividades multissenssoriais favorecem a aprendizagem dos disléxicos, essas atividades envolvem os orgãos do sentido como visão, audição, tato e sinestésico. Através da visão o aluno percebe a  forma ortográfica da letra ou palavra, através da audição ele percebe o processo fonológico, através do tato e sinestésico ele oerceberá o traçado da letra. A atividade espelhada também é muito recomendada, pois ela torna a aula divertida e faz com que os alunos léxicos compreendam as dificuldades dos disléxicos. Essa atividade funciona da seguinte forma:
O professor escreve ma palavra no quadro e posiciona um espelho ao seu lado, a palavra escrita será vista no espelho de forma contrária, o educador pode explicar aos alunos que na visão do disléxico a palavra escrita no quadro na ordem correta é representada dessa forma, ou seja, de forma contrária. Ex: a palavra DISLEXIA é vista da seguinte maneira. IAXELSID.
Isso ocorre devido a desordem no  Hemisfério direito e esquerdo do cérebro. Segundo a medicina o cérebro humano possui dois hemisférios um responsável pela aprendizagem da escrita e o outro responsável pela aprendizagem da leitura, quando há essa desordem o aluno é condsiderado disléxico.
Alguns sinais da dislexia:
Dificuldade de lateralização e espaço-temporal como identificar a sua direita e esquerda
Memória de curto prazo, ou seja, se esquece com facilidade
Trocas, omissões, e inversões de letras e números, entre outras...
Segundo a ABD( ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE DISLEXIA) o termo dislexia significa:

Distúrbio específico da linguagem, de origem constitucional, caracterizado pela dificuldade em decodificar palavras simples. Mostra uma insuficiência no processo fonológico.[...] A dislexia é apreesntada em várias formas de linguagem, frequentemente incluídos problemas de leitura, em aquisição e capacidades para escrever e soletrar. (AAOCIAÇÃO BRASILEIRA DE DISLEXIA, 2000, P. 12).

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